CLIQUE E LEIA MAIS...

domingo, 25 de julho de 2010

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM


"Pedi e recebereis, procurai e encontrareis, batei e vos será aberto" (Lc 11,9)

Caríssimo(a) irmão(ã)

A Palavra do Senhor neste domingo nos leva a descobrir a importância e a preciosidade da Oração para a nossa vida cristã. Não raras vezes temos o hábito de transformar nossas orações num pedição sem tamanho, multiplicando novenas pra cá e pra lá. A Oração tem diversos aspectos: súplica, intercessão, pedido de perdão, louvor e agradecimento. Isso quer dizer, que nós precisamos fazer da oração um exercício de intimidade com o Senhor, em todos os momentos e estações da nossa vida.
O diálogo de Abraão com o Senhor, na primeira leitura (Gn 18, 20-32) revela o amor paciencioso de Deus, disposto a dar sempre uma nova chance para o povo corresponder à sua Vontade.
No Evangelho (Lc 11, 1-13), os discípulos manifestam o desejo de rezar. Jesus ensina-lhes a oração do Pai-nosso. Mais que uma fórmula ou oração, Jesus ensina-lhes um novo modo de se relacionar com Deus. Ele rompe com as barreiras e as imagens a respeito de Deus. Ele propõe que seus discípulos criem uma intimidade, uma proximidade com Deus chamando-O de Pai. Jesus fez tudo isso para nos aproximar mais de Deus e nós? Da nossa parte temos procurado experimentar pela oração essa proximidade com o Senhor e o desejo de realizar a Sua Vontade?
Se não tomarmos o devido cuidado, podemos deturpar a oração: Quantas vezes queremos que Deus realize nossas vontades, queremos colocar Deus na palma de nossa mão? A oração é justamente o contrário: é nós que devemos nos lançar nas mãos generosas de Deus e não o contrário.
E qual o valor damos para os momentos de oração pessoal e comunitário? A Celebração da Palavra (Culto), os Círculos Bíblicos, o Ofício Divino, o Terço, novenas, grupos de oração tem sido valorizados como momentos significativos para sentir os apelos de Deus na minha vida? Não raras vezes podemos não dar o devido valor para estes momentos fortes na vida comunitária. E no ambiente familiar nossa família tem dedicado alguns momentos para a oração? Os pais tem ensinado seus filhos a rezar? Estas e outras perguntas devem nos fazer refletir seriamente no valor que damos à oração e no que ela poder realizar na vida de todos nós.
Os místicos da oração nos ajudam a compreender a sua eficácia na nossa vida. A santa e filósofa Edith Stein dizia: "no diálogo de uma alma com Deus germinam as grandes idéias capazes de transformar o mundo". Já pensou que poder de transformação tem a oração. Ora, se queremos ver transformados o nosso mundo, a nossa família e inclusive o nosso ambiente de trabalho, tal transformação começa através da oração.
E o Santo Cura D'Ars, São João Maria Vianney, dizia "conheço uma força mais poderosa que Deus no mundo - a oração". De fato, Deus se derrete diante de uma alma suplicante. Deus se desmancha de amor quando nos entretemos com Ele pela oração.
Abramos o coração para experimentar o amor de Deus e o seu convite para permanecer sempre na sua presença pela oração e para que Ele continue sendo Deus em nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIPE CATÓLICO DO MÊS