CLIQUE E LEIA MAIS...

domingo, 16 de maio de 2010

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR


Amigo(a) internauta

"Vós sereis testemunhas de tudo isso" (Lc 24,48)

Com estas palavras Jesus deseja que os seus apóstolos sejam testemunhas da sua paixão, morte e ressurreição. Esta mensagem deverá ecoar no coração dos seus seguidores a fim de tantos outros possam dar uma resposta de fé se colocando no discipulado de Jesus.
Jesus congrega os seus discípulos para que possam ir para Jerusalém, ponto de chegada da sua missão e ponto de partida da missão apostólica e lugar da manifestação do Espírito, qual defensor irá encorajar a comunidade para a missão de anunciar por palavras e obras o conteúdo da mensagem cristã.
A festa da Ascensão do Senhor nos faz refletir no grande significado que a Ressurreição tem para nós Cristãos. A Ressurreição é a resposta de Deus para a humanidade, de que não caminhamos para a morte, mas para a vida, a vida plena que Cristo nos prometeu. A Ressurreição de Jesus é a garantia de que a vida divina vai trazer dignidade nova à nossa pobre humanidade. Já a Ascensão do Senhor é a nossa resposta a Deus de que queremos que a nossa humanidade seja exaltada e elevada aos céus na pessoa de Jesus o primeiro a apontar o caminho da glória pela sua vitória na cruz. Na Ascensão do Senhor é a nossa humanidade que adquire um novo sentido, pois caminhamos neste mundo como Igreja Peregrina para fazer parte da Igreja Triunfante, da qual já participam os santos e toda a milícia celeste.
O papa São Leão Magno dizia: "A ascensão do Cristo é a nossa ascensão; já que o Corpo é convidado a elevar-se até a glória em que o precedeu a cabeça, vamos cantar nossa alegria, expandir em ação de graças todo o nosso júbilo. Hoje, não apenas conquistamos o paraíso, mas, no Cristo, penetramos nos mais altos céus".
Como somos abençoados por Deus, o quanto nossa humanidade é querida por Deus e é caminho de salvação. E ainda há aqueles que costumam dizer para os outros diante de alguma tragédia ou infelicidade: "Nós não valemos nada nessa vida". Claro que valemos sim! Deus não nos fez de qualquer jeito e nem somos pouca coisa para achar que nada vale a pena nesta vida. São Paulo aconselhava os seus contemporâneos em uma de suas cartas quando dizia: "os sofrimentos do momento presente não são comparáveis com a glória futura que será revelada em nós" (Rm 8,18).
Hoje reconhecemos que a Igreja precisa ampliar sua presença nos diversos meios e com as novas tecnologias para ser fiel à missão de Jesus e para que possa cumprir o mandato de seu Senhor. Por isso, celebramos hoje o Dia Mundial das Comunicações com o tema: "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: meios a serviço da Palavra". Queremos evangelizar por sobre os telhados e através das novas linguagens do mundo digital. A internet hoje pode ser uma preciosa ferramenta para a missão evangelizadora da Igreja. Que possamos aproveitar estes espaços do mundo virtual para sinalizar a mensagem cristã, sendo Cristo Verdade e Vida para todos.

Gesto Concreto para a Semana:

Hoje iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com o Lema: "Vós sois as testemunhas de tudo isso" (Lc 24,48). Lembremos de rezar uma prece pela unidade de todos os fiéis que professam a fé em Cristo, para que encontrem n'Ele a razão de ser e viver como irmãos e irmãos, membros de uma única família, de um só rebanho tendo o próprio Cristo como Sumo e eterno Pastor.

Rezemos:
Ó Cristo ressuscitado,
no caminho de Emaús foste companheiro dos discípulos.
Fica ao nosso lado na jornada da fé,nos caminhos da vida e em todos os encontros,
promove em nós a compaixão para que possamos acolher outros
e ouvir suas histórias.
Renova o desejo de proclamar tua Palavra.
Que ela nos ilumine e que tenhamos corações ardentes ao dar testemunho dela.
Que o teu Santo Espírito nos ensine a arte de explicar as Escrituras
e abra nossos olhos para te reconhecer.
Dá-nos a coragem de nos tornar vulneráveis
para que nossos irmãos e irmãs possam conhecer-te através de nós
e nós possamos conhecer-te através deles.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIPE CATÓLICO DO MÊS