CLIQUE E LEIA MAIS...

domingo, 11 de abril de 2010


2º DOMINGO DA PÁSCOA (11 de abril de 2010)

Festa da Divina Misericórdia

"Dai graças ao Senhor porque Ele é bom. Eterna é a sua misericórdia!" (Sl 117/118)

Amado (a) internauta:

O Evangelho deste domingo (Jo 20,19-31) relata a Aparição do Ressuscitado para a Comunidade amedrontada que está com as portas fechadas. O Ressuscitado saúda com a paz messiânica e recria a nova comunidade ao soprar sobre eles e ao conferir o ministério da reconciliação para serem instrumento da sua misericórdia a todos os corações feridos.

O Ressuscitado aparece novamente, desta vez, tendo a presença de Tomé que havia duvidado da sua Ressurreição. Tomé sinaliza aqueles que tem dificuldades para crer, querem uma prova para proclamar a sua fé e estão mergulhados num oceano de incertezas e inseguranças.

O mesmo acontece conosco quando à beira do desespero, do sofrimento e das situações difíceis parecemos duvidar da presença e da ação de Deus em nossa vida. Interessante notar no relato joanino que quando Jesus mostra os sinais dos cravos e do seu lado, Tomé não ousa sequer tocá-los. Jesus o interpela a ser um homem de fé e ele imediatamente faz a proclamação no mistério pascal do Senhor: "Meu Senhor e meu Deus!".

Para a semana vamos nos perguntar:

a) As portas do meu coração estão abertas para Cristo ou ainda estão timidamente fechadas por conta do medo que me paralisa e impede de crescer na fé?

b) Cristo institui seus discípulos como ministros da sua misericórdia aos irmãos. Como tenho experimentado a misericórdia de Deus? Tenho sido misericordioso com meus irmãos e irmãs?

c) O que a minha fé me leva a dizer a Deus? Tenho colocado obstáculos para acreditar na presença de Deus em meu cotidiano?

Tomé percebe que a presença de Cristo se torna mais visível na Comunidade reunida. Procure também participar da vida da sua comunidade. Faça dela a fonte de onde jorra a misericórdia e a paz do Senhor que o (a) convida a testemunhar corajosamente a sua fé!

Assim poderemos recitar como o salmista: "Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação. Ó Senhor, dai-nos também prosperidade. Bendito seja em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando. Desta casa do Senhor vos bendizemos, que o Senhor e nosso Deus nos ilumine"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIPE CATÓLICO DO MÊS