CLIQUE E LEIA MAIS...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM (22 de agosto 2010)


"Proclamai o Evangelho a toda criatura" Sl 116(Sl 117)

Amigo(a) internauta:

A Palavra de Deus põe em evidência para nós um dos questionamentos que fazemos pelo menos uma vez na vida: "será que seremos salvos?". Em determinadas situações ficamos arrepiados e esse questionamento pode nos incomodar um pouco.
O que se pode ter certeza é que Deus na sua divina providência quer salvar a todos. Para nós ele abre um possível caminho de salvação, que vai se concretizando cada dia através dos nossos gestos. No Evangelho (Lc 13, 22-30), Jesus não responde categoricamente nem sim nem não à pergunta feita: "são poucos os que se salvam?" (Lc 13,23). Tal resposta depende mais de nós do que Deus. Pois Deus não se cansa de se revelar a nós, de fazer tudo o que é necessário para a nossa salvação. Ele nos oferece a salvação na qualidade de dom, um presente, mesmo sem a gente merecer. Contudo esse dom não tira o nosso esforço pessoal, nosso sacrifício e nosso empenho de acolher este dom como conquista. Em outras palavras, Deus faz a sua parte, mas é preciso que também façamos a nossa.
Uma vida folgada, isenta de preocupações, cômoda e tranquila dificilmente pode nos levar à salvação. A imagem da porta estreita sugere que o nosso caminho empenha muita labuta, muito sacrifício por algo que realmente valha a pena, e para o qual a gente deve empenhar o melhor de nós, nossas energias, pensamentos e emoções...
Pois de tudo o que se passa nesta vida, só isso vai restar: nosso amor traduzido em exemplos e a pratica da justiça.
Tem muita gente que pensa que para se dar bem e alçançar a salvação basta a boa vontade e o mínimo de esforço. Ora, numa partida de futebol ninguém ganha o jogo só jogando bem o primeiro tempo. A virada no segundo tempo pode comprometer o resultado do jogo, como foi o caso na nossa selação na copa. Tem gente que acha que não precisa esquentar cabeça no primeiro e segundo tempo, e nos acréscimos finais da vida é que deixa pra realizar aquela mudança radical, quando não deixa pro tempo de prorrogação. E ainda fica achando que Deus tem a obrigação de salvá-lo...
Deus sempre é misericordioso, sempre pronto a perdoar mediante nosso arrependimento. Contudo ele também é justo. Sua misericórdia não obstrui a sua justiça. A salvação será o encontro da misericórdia e da justiça de Deus em nossa vida.
Nisso compreendemos a Carta aos Hebreus (Hb 12, 5-7.11-13) que nos mostra um Deus que nos trata como filhos e filhas. Um pai que não deixa de corrigir os seus filhos para que possam trilhar um bom caminho. Ora, todo pai que se preza como pai, quer sempre o melhor para o seu filho, que ele possa fazer o bem e respeitar o próximo para ser feliz e fazer todos à sua volta muito felizes.
Se Deus age assim conosco, então precisamos deixar com que a sua Palavra seja critério de discernimento e luz que aponta para o caminho que Deus nos indica. Viver a fé no caminho que Deus colocou para nós, significa também gastar e desgatar a vida pela mesma causa de Jesus. Já viu uma vela iluminar sem se consumir? Não é possível! Só se ilumina consumindo. Cristão que é cristão tem que iluminar consumindo seu tempo, sua saúde e suas energias. São muitas as resistências ainda hoje. Alguns dizem: Ah eu não, ajudar na Igreja? Não tenho tempo, não tenho saúde, não tenho saco para aguentar os outros. E assim por diante...
O próprio Senhor nos diz: "Firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos" (Hb 12,12). Só na força de Deus poderemos ser apoio para aqueles que estão mancos, só na fé podemos caminhar e ajudar os outros a trilhar um caminho de salvação.
Algumas vezes fico pensando: em nossa paróquia nunca tem um mês que a gente possa dizer o seguinte - Pessoal este mês não teremos batizados! Todo mês temos batizados! Não estou reclamando de modo algum, mas convido a você a refletir: a Igreja como a barca de Jesus (ou a Arca de Noé), tá sempre acolhendo gente que pelo Batismo, começa a entrar nessa barca. Em certos momentos, quando as tempestades começam a agitar, as ondas revoltas e se aparece um furo na barca, ao invés de consertar, são tantos que depois pulam foram. Enquanto tem colete salva-vida e bóia vão pulando na água. E aqueles que ficam por último, que não tem mais colete e bóia? "Tchau e bença?". Os fiéis hoje não podem ceder a tentação de viver aquela filosofia: "Cada um por si e Deus pra todo mundo!"... Senão a gente vai ter que pensar que Jesus perdeu tempo vindo a este mundo, escolhendo um grupo de apóstolos, instruindo-os pela sua Palavra e exemplo, e depois enviando-os a pregar e a formar comunidades de seguidores para dar continuidade à sua proposta de vida.
Já são inúmeros os que dizem por aí a fora: "Eu não preciso da Igreja. Basta eu e Deus"... Ora, a Igreja continua sendo sacramento universal de Salvação. Ela não é um detalhe apenas. Ninguém se salva sozinho, nossa fé tem um caráter eclesial, comunitário.
É isto o que o Senhor pede hoje de nós: Que sejamos instrumentos amorosos da sua salvação para as pessoas. E que sejamos seus anunciadores (I Leitura) para proclamar a sua Palavra a toda a criatura, Palavra de Vida, Palavra de Salvação!

Nossa Ação de Graças por todos os cristãos leigos e leigas que atuando nas pastorais, movimentos, ministérios e comunidades não medem esforços para desgastar suas vidas pelo Reino!

Reflita nesta semana:

a) Você tem permitido que Deus toque seu coração e sua vida para que a salvação esteja cada vez mais próxima de você?
b) O que você tem feito para ajudar os outros no caminho da salvação?
c) Que testemunho de Igreja você dá? Vive inserido em algum serviço ou ministério na sua comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLIPE CATÓLICO DO MÊS